Seminários Integrados

Os alunos de mestrado e doutorado deverão apresentar o andamento de seus projetos de pesquisa no terceiro (SI I), quinto (SI II) e sétimo (SI III) semestres de curso.

As apresentações públicas acontecerão em conjunto, entre 04 e 06 de junho, por área de concentração, linha de pesquisa e de acordo com o nível do aluno, com 10, 15 e 20 minutos de apresentação para SI I, II e III, respectivamente, seguido de 10 min para perguntas. O intuito é que seja apresentado seus resultados até o momento, como uma apresentação em congresso, para que haja integração entre alunos e professores do Programa. É obrigatória a presença de todos os alunos matriculados, mas as apresentações não serão alvo de avaliação. Caso o aluno não possa comparecer por motivo de saúde ou estágio sanduíche, deve apresentar atestado/justificativa à secretaria até o dia da apresentação. Neste caso o aluno apresentará seu trabalho no semestre seguinte, na Jornada PDSE, em data a definir.

A avaliação da disciplina será feita à distância, de forma a simular o processo de revisão de artigos científicos. O discente deverá enviar por email o texto (formato ABNT ou de acordo com a revista para submissão, em arquivo WORD), acompanhado do Formulário de Avaliação (ANEXO I ou II), para dois avaliadores, interno ou externo ao PPGBV, com cópia para seu orientador. Deve ser dado ao avaliador prazo mínimo de 21 dias para correção/avaliação do texto. Os avaliadores deverão emitir seu parecer no Formulário de Avaliação e devolvê-lo acompanhado ou não de correções detalhadas no WORD, a seu critério. O texto a ser encaminhado para os avaliadores depende da disciplina em que o aluno está matriculado. Alternativamente, o aceite de um artigo pode ser encaminhado à Secretaria do PPGBV junto com o Formulário de Resultado da Avaliação (ANEXO III), em substituição ao ANEXO I ou II, garantindo ao aluno nota máxima. Nesses casos de artigos já aceitos, não é preciso submetê-lo a avaliadores.

SI I: aceite do artigo da dissertação ≥ B1 em Biodiversidade; ou fundamentação teórica da dissertação/tese em português (ANEXO I); ou primeiro artigo da dissertação/tese em inglês (ANEXO II).

SI II: aceite do primeiro artigo da tese ≥ B1 ou B2 em Biodiversidade; ou primeiro artigo da tese em inglês (ANEXO II).

SI III: aceite primeiro artigo da tese ≥ B1 ou B2 em Biodiversidade; ou aceite do segundo artigo da tese ≥ B1 ou B2 em Biodiversidade; ou segundo artigo da tese em inglês (ANEXO II).

Excepcionalmente para as turmas de 2018.1, serão aceitos os artigos em português, assim como será aceito para Seminários Integrados II e III o exigido para SI I e II, respectivamente.

O orientador reunirá os Formulários de Avaliação e calculará a média das duas notas dadas pelos pareceristas no Formulário de Resultado da Avaliação (ANEXO III). Para concluir a disciplina, o discente entregará os ANEXOS I ou II e III assinados (assinatura original ou digital) de forma impressa à secretaria até 16/07/2018, dois dias antes do encerramento do período para colocação das notas no SIGA.

A falta não justificada às apresentações ou a não entrega dos formulários de avaliação (ANEXOS I ou II e III) implicarão em reprovação na disciplina.

Após o encerramento da disciplina, a secretaria enviará declarações de participação aos avaliadores para os emails informados do ANEXO I ou II.

 

Recife, 11 de junho de 2018.