Projetos: Diretrizes e Modelo

Os alunos de mestrado e doutorado deverão apresentar e defender seus projetos de pesquisa no primeiro semestre do ano de ingresso a uma banca examinadora. A banca será composta por três membros: o orientador ou coorientador, apenas presidente da banca, não avaliador; e dois avaliadores, que podem ser interno ou externo ao PPGBV.

Os Projetos de pesquisa devem ser elaborados de acordo com o Modelo de Projeto de Dissertação e Tese PPGBV vigente. Projetos com menção a coorientador devem ter o mesmo previamente aprovado em reunião do Colegiado. O projeto deverá ser entregue em formato impresso ou digital aos membros da banca (a depender da opção de cada avaliador) pelo aluno com pelo menos 15 dias de antecedência da data de defesa.

O Colegiado determinou três semanas no final do semestre, entre 18/06/2018 e 06/07/2018, para agendamento de todas as apresentações públicas nas salas de aula do Programa. Para agendamento da defesa o aluno deverá entregar o Formulário de Solicitação de Banca (ANEXO I) impresso e assinado por ele e seu orientador, declarando estar ciente e aceitar as normas vigentes e considerando as expertises e possíveis conflitos de interesse para indicação da banca. A reserva de dia e hora de apresentação apenas será feita com a entrega do formulário na secretaria, por ordem de chegada. Se necessário alterar o horário posteriormente, é possível fazê-lo diretamente na secretaria, respeitando o período de bancas e horários ainda livres.

O discente terá até 30 minutos para sua apresentação e cada membro da banca terá até 30 minutos para arguição, inclusive o orientador, que se pronunciará apenas ao final, no tempo restante para o total de 2 h de defesa. Se necessário, os membros da banca poderão participar à distância, por Skype, sendo de responsabilidade do aluno viabilizar tal conexão.

Para concluir a disciplina, o aluno terá que entregar uma cópia impressa do projeto na versão final, encadernado em espiral (incluindo sugestões dos avaliadores) + cópia em PDF para o email (projetos.ppgbv@gmail.com) + Formulário de Avaliação da Banca (ANEXO II) preenchido e assinado por todos os membros à secretaria até 16/07/2018, dois dias antes do encerramento do período para colocação das notas no SIGA. A não realização da defesa ou a não entrega da versão definitiva com Formulário implicará em reprovação na disciplina. É obrigatória frequência nas demais apresentações, de acordo com a carga horária da disciplina. O aluno terá direito a segunda chamada para defesa em período posterior, desde que apresente atestado médico.

Após o encerramento da disciplina, a secretaria enviará declarações de participação dos membros da banca para os emails informados do ANEXO I.

 

Recife, 11 de junho de 2018.