Credenciamento e recredenciamento

O critério para ingresso no Programa é rígido em virtude da preocupação do Colegiado do PPGBV em não credenciar docentes com scores mínimos, o que poderia levar a necessidade de descredenciamento no caso de queda na produção científica nos anos subsequentes.

Em Reunião do Colegiado de 18/12/2017 foram aprovados os seguintes critérios para Credenciamento, Recredenciamento e Orientações no Programa durante o Quadriênio 2017-2020

Nova Orientação – em agosto de cada ano (artigos aceitos ou publicados):

Para ingresso por seleção no final do ano ou transferência interna (mudança de orientação):

Com base na planilha dos 4 últimos anos entregue em FEVEREIRO + dados do ano em andamento entregue em JULHO:

– Para quem tem até 8 orientandos no total dos PPGs: 0 ≤ nB1+/Meq≥ 0,33:

2018: 1 ou 2 alunos de mestrado, a depender do nB1+/Meq (se mais próximo a 0 ou 0,33)

2019 e 2020: sem novos alunos

– Para quem tem mais de 8 orientandosno total dos PPGs: 0 ≤ nB1+/Meq≥ 0,40

2018: 1 ou 2 alunos de mestrado, a depender do nB1+/Meq (se mais próximo a 0 ou 0,40)

2019 e 2020: sem novo alunos

Recredenciamento – em agosto de 2020 (artigos aceitos ou publicados):

2016-2019 + 2020 em curso:

Para docentes com Scopus índice H ≥ 10:  Artigos Qualis A ≥ 3  e  nB1+/Meq ≥ 0,33

Para docentes Scopus índice H < 10: Artigos Qualis A ≥ 2 e  nB1+/Meq ≥ 0,50

Docentes permanentes ou colaboradores que não atingirem esse índice são passíveis de descredenciamento.

Credenciamento – fluxo contínuo (artigos aceitos ou publicados)*

Com base nos dados dos 4 últimos anos +ano em curso:

Scopus índice H ≥ 10: Artigos Qualis A ≥ 4

Scopus índice H < 10: Artigos Qualis A ≥ 3

* Encaminhar ofício ao Coordenador do Programa deixando clara a aderência da pesquisa do proponente à uma área e linha do PPGBV. Anexar CV Lattes e proposta de disciplina eletiva a ser oferecida. Para professores de fora da UFPE, o credenciamento como Permanente deve obedecer a Portaria No 81 de 03/06/2016 do MEC. Para o credenciamento como Colaborador, é preciso, além de atender aos demais critérios, que haja vaga, dado o limite máximo de 30% do corpo docente nessa categoria. As vagas são distribuídas nas diversas áreas e linhas de pesquisa.