Seminários Integrados

DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS INTEGRADOS I, II E III

PPGBV-965 (Mestrado e Doutorado), PPGBV-966 e PPGBV-967 (Doutorado)

2022.1

Incluindo mudanças devido à suspensão das atividades presenciais por causa da Covid-19 e estabelecimento de atividades remotas na UFPE.

Os alunos de mestrado e doutorado deverão apresentar o andamento de seus projetos de pesquisa no terceiro (SI I – alunos de mestrado e doutorado), quinto (SI II – alunos de doutorado) e sétimo (SI III – alunos de doutorado) semestres de curso.

A avaliação da disciplina será feita à distância, de forma a simular o processo de revisão de artigos científicos por pares. O discente deverá enviar o texto (conforme detalhado abaixo para SI I, SI II ou SI III), em arquivo WORD, acompanhado do Formulário de Avaliação (ANEXO I, para cada avaliador) para DOIS avaliadores doutores, internos ou externos ao PPGBV, com ciência e cópia para o orientador, até o dia 10 de junho de 2022. Deve ser dado aos avaliadores prazo mínimo de 15 dias para correção/avaliação do texto. Os avaliadores deverão emitir seu parecer no Formulário de Avaliação (ANEXO I) e devolvê-lo assinado ao discente, com cópia para o orientador, acompanhado ou não de correções detalhadas no WORD, a seu critério. O texto a ser encaminhado para os avaliadores depende da disciplina em que o aluno está matriculado (ver abaixo).

SI I: Resultados preliminares analisados do primeiro artigo principal da dissertação/tese, precedidos de título do manuscrito, autoria, introdução (a partir do projeto, atualizada), metodologia (também a partir do projeto, atualizada), objetivo(s), hipótese(s) e sucedidos de figuras/tabelas e do que já tiver de discussão, a ser submetido em revista com Qualis Referência ≥ A4 (indexada na Scopus e com Percentil Scopus superior à 50%) (ANEXO II). O aceite do artigo do trabalho da graduação ou do mestrado em revista Qualis Referência ≥ A4 (indexada na Scopus e com Percentil Scopus superior à 50%) pode substituir o SI I do mestrado ou doutorado, respectivamente (ANEXO II). Nesses casos, basta selecionar a opção “Aceite de Revista” no ANEXO II e enviar o artigo aceito.

SI II: Primeiro artigo principal completo da tese (não pode ser só o material apresentado no Seminário I), em inglês, submetido OU a ser submetido em revista com Qualis Referência ≥ A4 (indexada na Scopus e com Percentil Scopus superior à 50%); OU segundo artigo principal completo, em inglês, submetido ou a ser submetido em revista com Qualis Referência ≥ A4 (indexada na Scopus e com Percentil Scopus superior à 50%) (ANEXO II).

SI III: Segundo artigo principal completo da tese (não pode ser só o material apresentado no Seminário II), em inglês, submetido OU a ser submetido em revista com Qualis Referência ≥ A4 (indexada na Scopus e com Percentil Scopus superior à 50%); OU terceiro artigo completo da tese, em inglês, submetido OU a ser submetido em revista com Qualis Referência ≥ A4 (indexada na Scopus e com Percentil Scopus superior à 50%) (ANEXO II).

As apresentações orais serão à distância e ocorrerão, em princípio, provavelmente, de 20 a 22 de junho de 2022, em sala do Google Meet, previamente divulgada pela Secretaria do PPGBV, por área de concentração, linha de pesquisa e de acordo com o nível do aluno, com 10 minutos de apresentação, seguido de 5 minutos para perguntas. As apresentações devem conter a questão central do estudo, os resultados obtidos até o momento e sua relevância, como uma apresentação em congresso, para que haja divulgação e discussão entre alunos, pós-docs e professores do Programa. As apresentações são obrigatórias, porém, não serão alvo de avaliação para a disciplina. A presença (online) dos alunos matriculados é obrigatória durante toda a disciplina, não apenas durante a sua própria apresentação.

Obs. Os discentes que tiveram dispensa justificada das apresentações no primeiro semestre, deverão apresentar também.

O discente reunirá os Formulários de Avaliação (ANEXO I, de cada avaliador) e ele e o orientador deverão dar ciência no Formulário de Resultado da Avaliação (ANEXO II). Para concluir a disciplina, o discente entregará os ANEXOS I e II assinados (assinatura original ou digital) de forma digital à secretaria até 04 de julho de 2022. O discente deve, então, enviar os respectivos ANEXOS para o seguinte e-mail: projetos.ppgbv@gmail.com, com cópia para o seu orientador. A não entrega dos formulários de avaliação (ANEXOS I e II) implicará em reprovação na disciplina (Conceito D).

Após o encerramento da disciplina, a secretaria enviará declarações de participação aos avaliadores para os e-mails informados no ANEXO I (de cada avaliador).

ANEXOS I e II

Recife, 25 de abril de 2022.