Projetos: Diretrizes e Modelo

DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO OU TESE

PPGBV-905 (Mestrado) ou PPGBV-950 (Doutorado)

2022.1

Incluindo mudanças necessárias devido à suspensão das atividades presenciais por causa da Covid-19 e estabelecimento de atividades remotas na UFPE.

Discentes deverão apresentar seus projetos de pesquisa no primeiro semestre do ano de ingresso perante uma banca examinadora. A banca será composta por três membros: o orientador(a) ou coorientador(a) (apenas presidente da banca, não avaliador(a)); e 2 avaliadores(as) doutores(as), que podem pertencer ou não ao PPGBV. A critério do(a) orientador(a) pode ser indicado um terceiro(a) avaliador(a), cuja nota será considerada no cômputo da avaliação.

Os Projetos de pesquisa devem ser elaborados de acordo com o Modelo de Projeto de Dissertação e Tese PPGBV vigente (https://www.ppgbv.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Modelo-de-Projeto.pdf). Projetos com menção a coorientador(a) devem ter a indicação previamente aprovada em reunião do colegiado do curso. O projeto deverá ser enviado pelo(a) discente aos membros da banca examinadora, em formato digital, juntamente com o link para a apresentação gravada, com ciência e cópia do(a) orientador(a), até o dia 10 de junho de 2022. Deve ser dado aos avaliadores prazo mínimo de 15 dias para avaliação do projeto. O formulário de Solicitação de Banca (ANEXO I) deverá ser enviado pelo(a) discente à Secretaria (para o e-mail projetos.ppgbv@gmail.com), em formato digital, assinado por ele/ela e pelo orientador(a), declarando estar ciente e aceitar as normas vigentes e considerando as expertises e possíveis conflitos de interesse para indicação da banca também até o dia 10 de junho de 2022.

As defesas dos projetos deverão ocorrer entre os dias 27 e 29 de junho de 2022. A data escolhida pelo(a) discente junto com o seu orientador(a) e acordada com os avaliadores que comporão a banca examinadora deverá ser informada no ANEXO I que o discente enviará à Secretaria com ciência e cópia ao orientador, até o dia 10 de junho de 2022 (para o e-mail projetos.ppgbv@gmail.com).

As defesas de projeto ocorrerão através do Google Meet do G-Suite. O link para a reunião virtual deverá ser informado no ANEXO I e compartilhado com os demais discentes matriculados ou não na disciplina. O(A) discente deverá também informar, no anexo anterior, o link para a sua apresentação gravada com no máximo 25 minutos de duração. A reunião virtual será centrada apenas na arguição de cada membro da banca com até 25 minutos para arguição, inclusive o orientador(a), que se pronunciará apenas ao final. A atividade terá um tempo total de 75 minutos.

Para concluir a disciplina, o(a) discente terá que enviar à Secretaria até 04 de julho de 2022, por email (projetos.ppgbv@gmail.com) com ciência e cópia do(a) orientador(a), os seguintes documentos: (a) uma cópia digital do projeto na versão final, com as sugestões dos avaliadores acatadas pelo(a) discente e orientador(a); (b) Formulário de Avaliação da Banca (ANEXO II) preenchido e assinado por todos(as) membros(as). A não realização da defesa ou a não entrega dos documentos no prazo implicará em reprovação na disciplina (Conceito D). O(a) discente terá direito à segunda chamada para defesa em período posterior, desde apresente justificativa.

Após o encerramento da disciplina, a secretaria enviará declarações de participação aos membros da banca para os e-mails informados no ANEXO I.

Recife, 13 de abril de 2022.

ANEXOS I E II